terça-feira, 15 de junho de 2010

Lagoa da Salina:o aparente começo do fim..


A Lagoa da Salina é um dos principais pontos turísticos da Cidade de Morada Nova, e patrimônio dos moradores. Além da beleza natural a lagoa tem grande importância para a renovação da vida lacustre, pois na lagoa muitos animais entram para se reproduzir.
A lagoa é utilizada pelos seus moradores e visitantes para diversas atividades, como para pescar, passear de canoa e até para nadar. Muitos não sabem do risco que estão correndo quando estão se divertindo em suas águas.
O crescimento populacional desordenado em volta da lagoa está provocando um aumento na produção de esgoto, e como a região não possui um sistema de saneamento básico, o esgoto acaba sendo lançado na lagoa.Outro fator que está contribuindo para a poluição da Lagoa é a grande quantidade de lava-jatos, que jogam óleo na água.
O esgoto lançado irregularmente na Lagoa provoca a eutrofização das águas. Este fenômeno é caracterizado por uma proliferação desenfreada de algas e bactérias (que se nutrem da matéria orgânica proveniente do esgoto). À noite, na ausência de luz, elas retiram o oxigênio da água, fazendo com que os níveis se tornem críticos, o que vem a causar a morte dos peixes.
Esta situação poderia ser revertida, com um estudo específico do assoreamento e um diagnóstico ambiental de toda a Bacia Hidrográfica da Lagoa. Juntamente com um programa de educação ambiental envolvendo toda a comunidade.

Um comentário: